sábado, 1 de agosto de 2009

Influenza A (faltando 10 dias)

Muitas pessoas têm me perguntado se não estou com medo de viajar devido ao risco maior de contrair a gripe H1N1 nos aeroportos e albergues do Caminho, lotados de pessoas procedentes de todas as partes do mundo.

Aqui no Brasil a epidemia já atingiu níveis preocupantes, inclusive as aulas foram suspensas em muitas escolas e universidades essa semana. É perfeitamente normal ter receio, mas acredito que a ameaça da gripe não deve impedir o curso da vida. Basta tomar os cuidados necessários e obedecer as recomendações do ministério da saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Descartei a possibilidade de usar máscara. Primeiro porque se fosse usar teria de usar todos os dias durante toda a peregrinação, e não só nos aeroportos, já que estarei em contato com estrangeiros o tempo todo no Caminho. Além do que, seu uso já nem é mais recomendado.

No entanto, precauções como lavar as mãos constantemente, evitar tocar a boca e o nariz, evitar ficar muito tempo em locais com aglomeração de pessoas (esse vai ser difícil), não tocar em objetos ou superfícies que posam estar contaminados, devem ser incorporadas ao meu dia a dia. O pequeno frasco de gel anti-séptico que ganhei do Tácio e da Vick com certeza terá muito mais utilidade agora.

No mais, se mesmo assim apresentar sintomas, o jeito será usar meu seguro saúde e procurar atendimento médico o quanto antes.

2 comentários:

"Drª" Nathy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
"Drª" Nathy disse...

Acredito que quando tem que acontecer , as coisas simplesmente acontecem seja aqui ou lá, tomar algumas precauções é sempre recomendado, mas também não vale a pena entrar na neura e ficar paranóico né...
Não se pode deixar uma gripe te impedir de viver, estou revoltada pq suspenderam minha aulas, com isso gera pânico desnecessário.
Acho que estão exagerando!
Vai curtir sua peregrinação, tome a precauções necessárias e deixe que o resto Deus cuida pra vc! Bj