terça-feira, 18 de agosto de 2009

Puente la Reina - Estella 20 km

Depois do banho de picina ontem eu e a Andrea fomos para a cidade comprar suprimentos e procurar um cartão sd para Josélia. Puente la Reina é bem bonitinha. Fomos no mercado, tiramos mais fotos da ponte famosa e encontramos alguns peregrinos que estavam hospedados no outro albergue. Comprei um cajado para a Jo, ela estava reclamando no monte do perdão e achei um bem bom, leve e barato. Achei cartões sd e comprei mais um para mim. Também acabei comprando dois bastões de caminhada na mesma loja, estava bem barato.

O Lidon também estava no nosso albergue. Ele e a Andrea não se separam hehe. Quando voltamos da cidade tivemos uma surpresa ao ver a Rafaela na picina. Ela foi valente e veio de Arre (antes de pamplona), andou muito mais que a gente e chegou às 19h. De repente, na mesa do jantar, estavam reunidos novamente os quatro brasileiros que haviam ido juntos para Saint Jean Pied de Port para iniciar o caminho. Rimos um monte contando as histórias do caminho.

Antes de dormir eu e a Jo trocamos de quarto. Tinha um pessoal mala no nosso e não estávamos nada contentes. Eram "turigrinos" como chamamos aqui, peregrinos folgados que mandam suas mochilas de carro e se acham os reis da cocada preta.

Hoje saímos cedo. Senti dores fortes na sola do pé direito logo no início. Procurei caminhar mais de vagar e usei os bastões. A Jo foi na frente. Continuei na minha marcha lenta até Estella passando por povoados muito legais. Tinha um que parecia um labirinto de ruazinhas estreitas. Andei um pouco com a Reka, uma ungara que conheci hoje, e reencontrei a Tricha, a irlandesa que conheci em Roncesvalles. A maior parte do tempo caminhei sozinho, com eventuais ciclistas me passando. Parei para comer pera, depois para tomar um nescau e por fim para comer meu sanduíche de atum. O sol estava forte. Achei que estava bem atrás do pessoal, mas acabei chegando antes de todo mundo no albergue de Estella, isso que ainda passei no albergue de Vilatuerta para carimbar a credencial. O albergue tinha acabado de abrir e peguei a cama 1. O albergue é ótimo, bem que o Tácio havia me falado.

Amnahã vamos sair o mais cedo possível, queremos caminhar 28km. Será a maior distância já percorrida.

Ontem conversei com um casal que sempre passava por mim. São da Austrália e na verdade nem são um casal. Erike e Marie são pai e filha. Ele deve ter mais de 70 anos.

Já percebi que as pessoas percorrem o caminho por motivos bem diversos. Objetivos diferentes, mas um uníco destino: Santiago de Compostela.

4 comentários:

Luciana disse...

Que alegria peregrinos, mais uma etapa concluída com êxito!!!! O Caminho é assim mesmo: cada dia é único, cheio de novas experiências e muitas emoções!!! Ultreya! Luciana

Luciano disse...

Cuidado com esses turigrinos, ñ confio em pessoas folgadas...

Cade as fotos ñ tem lan house decente nestas cidades ???

Carol disse...

Pois é... na Espanha nem tem lan houses descentes pra mandar as fotos, e ainda dizem que os países da Europa são mais desenvolvidos que o Brasil! hahaha!

Hermano disse...

Estive por duas vezes no caminho de santiago (português e francês). Estou tentando colocar um pouco da memória em meu blog e sempre recorro as lembranças dos peregrinos. Ultreya. Hermano