domingo, 16 de agosto de 2009

Zubiri - Pamplona 20,5 km

Ontem ficamos no albergue municipal de Zubiri. Achei bom, tinha até ar condicionado nos quartos. pena que desligaram a noite. Como não tinha hospitaleiro para nos receber a hora que chegamos, seguimos as instruções e nos instalamos por conta própria. Depois até ajudei as pessoas que iam chegando a se acomodar e a encontrar os chuveiros. Fiz amizade com alguns espanhóis e italianos lá.

Às 17hs a Rafaela, a brasileira que mora na itália, apareceu no nosso albergue. Ela levou mais de 10 horas para fazer o mesmo trecho que nós fizemos em 5. Ela ia até larrasoña, mas como já era tarde achou melhor ficar por ali.

O trajeto não foi muito difícil hoje. Andamos a maior parte do tempo a beira do Rio e na sombra. Chegar na cidade foi estranho depois de 3 dias só em povoados e trilhas. Estamos bem, com algumas dores musculares apenas. A jo tem duas bolhas pequenas e eu tive uma ameaça.

A noite fomos jantar num clube próximo. Estamos comendo muito bem. Aqui as refeições tem entrada (geralmente uma salada ou massa), prato principal (batata frita com um tipo de carne) e a sobremesa. Também sempre acompanha uma jarra de água e uma garrafa de vinho. A josélia bebe a maior parte. Ontem inclusive la disse que estava tendo sintomas de avc (lingua presa) após tomar a garrafa praticamente sozinha.

Hoje saímos às 6h30. há cerca de um quilometro de Zubiri encontramos a Rafaela fazendo curativo nás bolhas e mais a frente um espanhol andando bem de vagar por que tinha muita dor no joelho. Lidon (o Espanhol que saiu conosco de Roncesvalles) passou por nós, correndo no senetido contrário. Disse que tinha esquecido a bolsa com a câmera no albergue de Larrasoña. Desejei-lhe boa sorte. Esqueci de perguntar se a Andrea tinha saído com ele de Larrasoña. Não encontramos com ela no caminho.

antes de chegar em Pamplona paramos ao lado do rio para fazer um lanche. Trouxemos pão e uma lata de atum que compramos ontem. O atum é bem barato aqui e de exelente qualidade. O pão tradicional é daquelas baguetes grandes.

Aqui em Pamplona tem mais de um albergue. Acabamos sendo "guiados", por assim dizer, ao seminário Jesus e Maria. Nem sabíamos, mas o albergue daqui é exelente. Parece um hotel 5 estrelas e o donativo é de 6 Euros apenas. Tem lavadoras grátis, banheiros ótimos e uma cozinha muito boa. pensamos em fazer um jantar comunitário, mas hoje é domingo e não dá para comprar nada porque está tudo fechado. Ainda vamos decidir o que fazer.

4 comentários:

Luciana disse...

Que bom que vc e Josélia já estão "adaptados" ao Caminho, gostando da comida e apreciando o bom vinho espanhol (sou da turma da Josélia...rsss).
Pamplona merecia mesmo um albergue de qualidade, antigamente era um Deus nos acuda, pois havia só um bem pequeno. Aproveitem para passear e repor as energias para a subida do perdão amanhã... Ultreya!!! Luciana

Karla Losse Mendes disse...

Estou acompanhando... que Deus esteja com você em cada passo!

Bruno disse...

aaeee Sr...
Força ae!!! Vc ficou sabendo que adiaram o TLC para outubro...bom se ficou azar..hahaha..senao ficou agora está sabendo!!!

Abraços para os dois!!!!
Fiquem com Deus e no abraço de Maria....ALEGRUIIAAA...SEMPRE MAIS ALTO!!!

Waldinei disse...

Fala, Sandro

Pelo jeito o ritmo tá puxado aí, mas compensador. Por aqui, logo vou fazer o Bip. Quero só ver eu dar conta, hehe.

Fiquem com Deus,
Abraços