sábado, 12 de setembro de 2009

Monte do Gozo - Santiago de Compostela (5 km)

Quando desci as escadarias do Monte do gozo minhas pernas tremiam de emoçao. Avancei calmamente, nao tinha pressa de chegar. No curto trajeto um filme de toda a peregrinaçao passou por minha mente. Lembrei das dificuldades, das alegrias, de todos os momentos que fizeram parte dessa caminhada até aqui. Cantei mentalmente um pedacinho da música rara calma do Rosa de Saron que diz:

"O espelho me diz que envelheci
E que mal pode existir, em ter histórias para contar
dos amigos que aqui fiz, quanta coisa se passou..."


A cidade estava quieta por ser manha de sábado. Avancei pelas vielas do casco histórico e sem que me desse conta logo estava ao lado da catedral. Liguei minha camera para registrar esse momento especial. Atravessei o portal que dá para a Praça do Obradoiro (onde fica a frente da catedral). A praça estava vazia. meu coraçao batia acelerado. Entao vejo alguém de braços abertos e gritando meu nome, estaria ouvindo direito? Era a paulista Andrea que vinha me dar um abraço. Ela e a mae chegaram na quinta feira às nove da noite acabadas, tinham caminhado 43 km aquele dia para nao perderem a reserva no hotel dos Reis Católicos.

Tirei algumas fotos em frente a catedral e me despedi de Andrea e sua mae. Elas iam para Fisterre com uns italianos.

Fui fazer minha compostelana e encontrei os casais de espanhóis que me disseram que a Jo ficou no mesmo albergue deles e que estava dormindo quando sairam. O casal que havia passado de Arca foi até o Monte do Gozo, chegaram tarde os tadinhos, bem cançados. Encontrei eles na saída hoje.

Na compostelana escreveram meu nome em latim: Alexandrum.

Depois fui me confessar (Foi estranho fazer isso em espanhol) e assistir a missa do peregrino. A missa foi emocionante. Abracei a imagem do apóstolo e visitei a cripta onde estao seus restos mortais. Agradeci por ter tido uma peregrinaçao abençoada e rezei por todas as pessoas queridas.

No final da missa teve Botafumeiro. Aamanha vou na missa do peregrino novamente.

A noite vou participar de uma vigilia na catedral como parte da minha penitência da confissao.

Bom, a peregrinaçao a Santiago acaba oficialmente aqui, mas a peregrinaçao pela vida continua. Nos próximos dias ainda vou postar algumas fotos e relatar o que acontecer por aqui. Ainda nao vi a Jo, acho que ela nao vem hoje. Na segunda vou a Fisterre e na terça a noite pego o trem para Madri. Na quarta embarco para o Reino Unido. Vou passar uns dias em Londres.

A todos os amigos que me acompanharam nessa jornada o meu muito obrigado. O apoio de vocês e as mensagens aqui do blog me deram muita força.

Ultreya!
Bosques da galícia

Catedral de Santiago

Missao cumprida

Minha compostelana e as credenciais cheias de carimbos dos lugares por onde passei.

8 comentários:

Luciana disse...

Parabéns Sandro!!! Foi muito bom acompanhar seu dia a dia no Caminho!!!! Lendo seu relato hoje, volto ao tempo... realmente é muita emoção chegar a Santiago e ir caminhando até a Praça do Obradoiro e poder admirar essa linda catedral e ter a sensação de missa cumprida!
A missa então é muito especial e você tirou a sorte grande e pode presenciar a cerimônia do botafumeiro!!!! Aproveite para passear pela cidade antiga e curtir um pouco de sua história. Um grande abraço! Luciana

Bruno disse...

Ae Sandro!!!!
Parabéns querido!!! Você não é fraco...sinceramente...mas a gente conversa!!!

Que Deus lhe abençoe!!!

Alegruiaa...SEMPRE MAIS ALTO!!

"Drª" Nathy disse...

Confesso que emotiva como sou, me permiti deixar umas 2 lágriminhas rolarem de emoção por vc! Estou muito feliz por sua conquista amigo, isso prova que quando temos determinação podemos fazer qualquer coisa, superar limites e vencer dificuldades. Aproveite agora esse tempo de lazer e descanse vc merece e precisa dele.
A próposito quando for a Londres, se por acaso for encontrar o James por lá, dê meu abraço a ele e cobre um certo livro que ele está me devendo. (E se der de cara com alguma das Spice tire uma foto pra mim,*sonhar não paga imposto ainda.*Rsrsrsrs...)
Foi muito bom te acompanhar nesses dias e já estou meio nostálgica, estava tão habituada a vir aqui que acho que vou sentir falta.Bjs e até a volta

lucas gandin disse...

clap clap clap... sem palavras para descrever a emoção! Parabéns...

(deixei um depoimento pra vc no orkut, preciso que vc o leia com urgência... )

Carlos Debiasi disse...

Sandro! Parabéns pela jornada cumprida! Fiquei muito feliz lendo seu blog, durante esse tempo todo.

Ze William disse...

Não sei o que dizer, não fiz o Caminho ainda, não conheço esta emoção que no momento para eu é admensional e imensuravel.

Ilma Barrilari disse...

Parabéns peregrino!!!! Cumpriu a peregrinação de Santiago, mas inicia outra etapa da peregrinação da vida. Muita luz!!!! Abraço, Ilma Barrilari

FERNANDO disse...

Parabéns Sandro:
É um acontecimento maravilhoso e grandioso que nos preenche de alegria a nossa alma. Só quem experimenta estas jornadas é que pode dizer as maravilhas que sente.
Fiz o Caminho Português de S. Tiago de Compostela, que começou em Barcelinhos/Barcelos (os notáveis Amigos da Montanha), que iniciamos no final de Janeiro e percorriamos em média, de 3 em 3 semanas cerca de 32 Km, passamos por Ponte de Lima, Valença, Porrinho, Pontevedra e Chegamos a S. Tiago no dia 13/6/2010. Foi a maior, a melhor e a mais maravilhosa experiência da minha vida.
Bem haja a todos, especialmente à notável associação Amigos da Montanha de Barcelos.
Que o Bom Apóstolo S. Tiago nos ajude a todos os peregrinos e a todos os outros caminheiros (a todos os bons seres humanos).
Foi fascinante e jamais esquecerei. Tirei nas 7 etapas cerca de 900 fotografias. Se precisares indica-me a morada que enviarei um DVD com todas as fotos.
Muitas força, paz, saúde e sorte para todos os peregrinos.
Fernando da Silva Franco / Ponte de Lima (Minho) - Portugal.
e-mail » fsilvafranco@gmail.com