segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Santiago - Fisterre (Quase 3 horas de onibus)

Demorou mas conseguimos uma refeiçao grátis no Palácio dos Reis católicos. Chegamos lá às 18:30 e já havia uma fila na porta da garagem. Depois de sermos recebidos por um funcionário fomos encaminhados pela porta da frente até o refeitório de peregrinos num cantinho perto da cozinha. Passar pelo hotel foi legal, é muito luxuoso. A Andrea se hospedou lá e pagou 150 euros a diária (mais ou menos R$ 450,00).

Apesar da má disposiçao da mulher que nos serviu na cozinha o jantar estava bom. Dividimos a mesa com 4 americanos, um ungaro e duas mocinhas alemas. Foi bem divertido.

Hoje cedo arrumei minhas coisas para partir. Muitos peregrinos continuam a caminhada até Fisterre. Sao mais 3 dias a pé. Para mim o final do Caminho de peregrinaçao é a Catedral, por isso decidi vir de onibus até Fisterre apenas para ver o por do sol e conhecer um pouco do litoral da Espanha.

Antes de ir para a rodoviária fiquei um tempo na praça da catedral. Vi o Pierre quando ele chegou. Ele é um exemplo de determinaçao. Tem 66 anos e percorreu os 800 km. Também encontrei o rapaz da Slovenia que vez o caminho de cadeira de rodas e teve muitas dificuldades por causa das escadas nos albergues e igrejas. Ele chegou a dormir em barraca, sem colchao.

Ontem a tarde encontrei vários conhecidos também pela cidade. O italiano Jane, que "pensou" ter achado a sandália da Jo. A espanhola Ana, que me deu um chocolate na saída de Astorga quando ajudei ela (estava perdida), e muitos outros que eu conhecia de vista, de comprimentar nos albergues e na estrada. Pessoas que nunca mais verei na vida, mas que fizeram parte dela por um curto espaço de tempo. O Jane me desejou: "buen caminho en la vida", quando me viu. Achei bem legal da parte dele.

A caminho da rodoviária topei por acaso com a Jo. Ela tinha ido numa agência de viagens fazer reserva num hotel em Portugal. Foi triste me despedir dela. Deve estar a caminho do Porto a essa hora.

Aqui em Fisterra encontrei o casal de franceses, Michele e Françoa. Que pessoas simpáticas. Me viram passando e me chamaram para conversar. O Lidon também está por aqui. Só nao consegui me despedir do belga Marco. A Jo disse que ele estava em Santiago ontem, mas nao o vi.

Amanha de manha volto para Santiago e a noite pego o trem para Madri.

Peregrinos miseráveis esperam na calçada para filar a boia no hotel luxouso dos Reis Católicos
Dentro do hotel, a caminho do refeitório
O lugar é cheio de pátios internos e é memso muito bonito

Fila para encher "o badejao" na cozinha

Adeus Santiago! E Até amanha!


Fisterre


Perto do albergue

Apreciando a vista do Oceano Atlântico.

6 comentários:

Zé William disse...

Legal, o rango no Reis Catolicos é o maximo. O bom da vida é a conquista, ate filar uma no hotel é legal, chegando tambem em Compustela acho que não irei a fisterre, acho que não pego nem a compustela, sei não, mas não acho importante, esqueta não sou pirado assim mesmo.
hasta la vista

Luciana disse...

Você é mais corajoso que eu. Nunca tive disposição para ir aos Reis Católicos para ganhar uma das refeições...rssss...
Pois é, quando chega a hora da despedida, bate uma tristeza danada. O que realmente importa, você trará dentro de você mesmo.
Lindas fotos de Finisterre!
Um abraço!

Erika disse...

Parabéns!!! Foi emocionante acompanhar e poder compartilhar dessa experiência maravilhosa com vc. Tenha um ótimo e mais do que merecido passeio por Londres! Beijos!

Solange disse...

Sandro, querido!
foi demais! O primeiro Caminho a gente nunca esquece! E chegar na frente daquela catedral é emocionante demais, não é?
Parabéns!! Que grande conquista!!

Zé William disse...

Você esta sendo o meu maior incentivador, hoje voltei a caminhar, recomeçei meu treinamento os primeiros 10 dias seram apemas 5km e breve chegarei aos 15 que estavam sendo a minha batida.
brigado

Unknown disse...

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
está escorrendo sangue do meu cotovelo de inveja sua!!!huahuahuhauhua....mas o mais legal de td eh ver q com determinação conseguimos tudo o q queremos...aproveite os ultimos instantes....fique com Deus!!!