quarta-feira, 11 de junho de 2014

Por que o Caminho Primitivo?



Quando se fala em “Caminho de Santiago de Compostela” precisamos ter em mente que existem diversas rotas pela Europa que conduzem até a catedral onde está enterrado o apóstolo Tiago. O Caminho Francês, que normalmente esse inicia em Saint Jean Pied de Pont, na França, é sem dúvida o mais procurado e também o que possui a melhor estrutura para atender os peregrinos e foi essa rota de 750 km que percorri em 2009, em 30 dias.

Dessa vez, como teria apenas 18 dias de férias, procurei uma rota mais curta. A princípio tinha pensado no Caminho Português, a partir da cidade do Porto, mas acabei optando pelo Caminho Primitivo principalmente pelas paisagens do norte da Espanha.

A rota conhecia como “Caminho Primitivo de Santiago” começa na cidade de Oviedo e se conecta com o Caminho Francês em Melide. O nome se deve ao fato desta ser o primeiro trajeto até Santiago que tem registros históricos. O Rei Afonso II das Astúrias e sua comitiva saíram de Oviedo, no século IX, para visitar o túmulo de São Tiago, descoberto alguns anos antes.

Uma das principais características desse percurso, em comparação com outros Caminhos de Santiago, é o nível de dificuldade. De Oviedo até Lugo é uma viagem desgastante pelas montanhas.

Outra característica marcante do Caminho Primitivo é a beleza da paisagem. A estrada atravessa dezenas de florestas, rios, riachos, campos, vales, colinas, montanhas e vilarejos. Há também muitos cavalos, alguns selvagens. Além disso, a maior parte do percurso é feito por trilhas em contato com a natureza e, felizmente, não há quase nenhum contato com as estradas de tráfego pesado.

Essa vai ser uma caminhada de apenas 320 km, que pretendo completar em 13 ou 14 dias, mas certamente será uma experiência bem diferente da que tive há 5 anos. Tomara que eu sobreviva :)

0 comentários: