terça-feira, 23 de junho de 2009

Por que tem uma fralda na mochila? (Faltando 49 dias)


Essa foi a pergunta que meu irmão de 9 anos fez quando me viu arrumando as cosias da mochila outro dia. Embora pareça algo curioso, a fralda de pano tem um grande motivo para estar lá.

Uma das grandes preocupações de todo peregrino é em relação ao peso da sua mochila. Ao mesmo tempo em que temos de acomodar nela todas as coisas de que vamos usar durante a caminhada, não podemos nos esquecer dos cuidados físicos ou a aventura terá grande chance de acabar bem antes de Santiago de Compostela.

O ideal é que a mochila tenha no máximo entre 8% e 10% do peso de quem vai carrega-la. Como eu tenho 60kg minha mochila deve pesar no máximo 6kg.

Então aí é que entra a tática da fralda de pano, que irá servir de toalha de banho durante a viagem. Bem que eu queria levar uma toalha de banho bem felpuda na bagagem, mas não dá. Primeiro porque o espaço da mochila de 45 litros já é bastante restrito (Tática para não levar tralhas desnecessárias) e segundo porque as toalhas normais demoram a secar e se tornariam uma verdadeira pedra extra nas costas.

Existem toalhas especiais no mercado, próprias para essas situações. Mas como custam cerca de R$ 70,00 e fazem o mesmo serviço da fralda que foi de graça, simplesmente não há o que discutir.

E por falar em peso da mochila... resolvi pesar a minha antes de escrever esse post e levei um susto, já tem praticamente 5kg, e ainda faltam coisas essenciais... aff!

4 comentários:

Luciana disse...

Abrir, fechar, colocar, tirar coisas e pesar a mochila... esse é um ritual que vai se repetir muitas vezes até a partida... todo peregrino passa por isso!!! Um abraço! Luciana

sandroalki@gmail.com disse...

Esse ritual é bem útil para controlar a ansiedade hehe

"Drª" Nathy disse...

Sandro faça uma lista do que tem que levar assim vc tem uma visão geral do que realmente é essencial e ainda não guardou e sinceramente acho que vc não vai conseguir manter só os 6 kgs não hehehe...

Anônimo disse...

Falando sério, é bom vc se manter no limite dos 6 kg, senão seu corpo vai sofrer além do necessário. Lembre-se, vc não estará longe da civilização. Qualquer coisa de que precise numa emergência, há sempre uma loja, farmácia, mercado por perto e vc poderá obter por lá mesmo... não fique pensando: E se eu precisar disto e daquilo... leve o essencial (confira a lista no site da AACS). Um abraço! Luciana