segunda-feira, 13 de julho de 2009

Credencial e AACS Rio (Faltando 29 dias)



Esse final de semana aproveitei minha passagem pelo Rio de Janeiro para conhecer o pessoal da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago (AACS – Brasil) e também pegar as credenciais de peregrino. As credenciais são muito importantes, pois é através delas que teremos acesso aos albergues e seremos identificados como peregrinos enquanto estivermos por lá. Nela, a cada cidade, serão estampados os selos que comprovam a passagem ponto a ponto para que, no final, possamos receber a Compostela, uma espécie de certificado da peregrinação.

Tive a oportunidade de caminhar por Copacabana, Ipanema e Leblon ao lado de uma turma muito animada de peregrinos veteranos e mais experientes, — a Inês da AACS, por exemplo, vai para seu 9º caminho em setembro — ouvi atentamente todas as dicas e de quebra ainda aprendi muito com os relatos deles.

Recebi a credencial das mãos de Virginia Casco Caputo (Vick) e de seu filho, o pequeno Thiago de apenas 3 anos, recém egressos do Caminho Francês. Pedi para o Thiaguinho me ensinar como chegar em Santiago e ele me disse todo sério: “Xando, é bem longe”.

Da simpática família Casco Caputo, ganhei de presente uma linda nécessaire da AACS – Brasil. Com direito a mini-desodorante, mini-sabão, mini-lanterna, fraquinhos para xampu e mini-higienizador para as mãos.

Junto com a credencial ganhei um pequeno kit da AACS que inclui diversos objetos essenciais. O principal deles, claro, é a credencial do peregrino. Os outros itens que compõem o kit são: um pequeno guia, panfletos com dicas, a oração do peregrino, um pacote de lenços de papel (para as necessidades fisiológicas nos albergues ou na estrada), uma fita de São Tiago, um Tau de São Francisco de Assis (que foi peregrino), um par de protetores de ouvido para proteção anti-ronco nos albergues e um balão amarelo da AACS (pro qual ainda vou arrumar uma ótima utilidade, me aguardem!).


Caminhada da AACS. Da esquerda para direita: Tácio, Leila, Sérgio, Inês, Vick, Eu com o Thiago fazendo festa nos meus ombros e Chica. Leon ficou atrás da máquina.

4 comentários:

"Drª" Nathy disse...

Ok definitivamente o Thiaguinho ganhou uma fã ele é muito fofo!!
Depois do tanto que vc andou, o caminho agora vai ser moleza rsrsrsrs...

Anônimo disse...

Foram tantas as novidades durante o fim de semana que se esqueceu de que faz menos de um mês para vocês embarcarem para o Caminho.... Bate coração!!!! Um abraço! Luciana

sandroalki@gmail.com disse...

Nossa! agora e corrida contra o tempo. Amanhã (depois de 3 orçamentos) vou acertar o Seguro Viagem. Ainda preciso comprar as miúdezinhas que faltam e imprimir o guia. O coração segue acelerado.

Luciana disse...

Não é caso para desespero. Após resolver a questão do seguro (que é super necessário), vá olhando na sua lista de pendências e a cada fim de semana vc liquida algumas... Há tempo de sobra!