segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pamplona - Puente La Reina 24 km

Ontem ainda tivemos energia para caminhar um monte por Pamplona. A cidade è bem grande e bonita, mas nossa pernada extra nem foi para turismo, fomos atrás de uma fármacia 24 horas que era bem longe. A Jo queria comprar um creme para os pés que a Ana, uma espanhola que conhecemos em Zubiri, indicou para ela. Também compramos alguns Compeedes (um tipo de bandeide que só existe aqui na europa e serve para curar bolhas). Ela está com duas bolinhas e eu tenho uma começando a aparecer no dedinho do pé direito. A noite fomos recber uma benção na catedral de Pamplona e carimbar nossas credenciais.

Retiro o que disse sobre as 5 estrelas do albergue Jesus e Maria, vou rebaixar para 3 porque as camas são ruins. Mesmo assim eu dormi bem, nem liguei, a Jo que não dormiu quase nada.

Fizemos muitas amizades lá. Agora é que começamos a identificar algumas pessoas que encontramos com frequencia. A Jo se bate um pouco para conversar com outros peregrinos porque não fala espanhol nem inglês, no fim apela para o mimiques mesmo. Eu, mesmo não sendo fluente nas linguas estou me entendendo bem com o pessoal.

Hoje saímos depois das 6h30. Andamos bastante pela cidade e atravessamos o campus da universidade de Navarra. Nesse trecho fui atingido de surpresa por um esguicho automático de jardim. Foi refrescante, embora ainda fosse 7 da manhã. Ali já vi que o dia não seria muito auspicioso. O legal foi ouvir os gritos de susto dos peregrinos que vinham atrás e eram pegos de surpresa pelo jato de água.

Enfrentamos uma subida dura ao alto do perdão. Comparado aos Pirineus nem ara muito, mas o sol estava bem forte. A Jo ficou para trás na subida e só me alcançou quando parei para fazer um lanche quase no topo. Desci sozinho e passei muitos peregrinos conhecidos. Acabei encontrando até a Andrea, que tinha dormido em Cizur Menor.

A caminhada hoje foi dura principalmente pelo sol. Foi a primeira vez que tivemos que andar além do meio dia. Chegamos em Puente la Reina perto das duas da tarde. Achamos melhor não ir atè a igreja de Eunate, que acrescentaria mais uma hora a nossa caminhada. Eu parei um tempo para esperar a Andrea e a Jo na entrada do povoado. Resolvemos ir para o albergue privado Santiago Apóstolo porque soubemos que tinha picina. Eu vim na frente e peguei uma rua errada, ao invés de passar pela ponte medieval acabei na outra dos carros, pelo menos de lá deu para tirar uma foto ótima da ponte histórica. Eu já estava bem cançado. Disseram que o albergue era na frente da ponte medieval, quando cheguei lá vi uma placa que apontava para uma rua e indicava mais 350m. Tudo bem, se não fossem 350 metros de uma subida super ingreme! Subi nas últimas e tive uma crise de riso.

Logo que cheguei ao albergue a Jo já chegou. Ela veuio pelo caminho certo. Quando abriu a mochila viu que seu chocolate havia derretido e se espalhado por todos os lados. Uma sorte as roupas estarem em sacos plásticos. Tive outra crise de riso. Mas depois vi que tinha fazado champú na minha mochila, aff!

Assim que saí do banho a Andrea apareceu. Acho que todos se arrependeram da escolha do albergue por causa da subida. Mas a picina era enorme e estava nos esperando para compensar. O mergulho foi muito relaxante.

Agora nem sei se vamos descer para a cidade. Eu pelo menos já tirei a minha foto da dita ponte que dá o nome ao lugar. O ruim aqui da Espanha é que tudo fecha depois do almoço e só abre depois das 17h. Ainda precismaos nos acostumar com esse negócio de hora da "ciesta" em que todo mundo fica em casa dormindo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Sandro
Estamos por aqui cada vez mais curiosos por saber novas notícias, um grande abraço à você e a Jô.
Força aí !!!!
Deus os abençoe

Diác. Robson

Carol disse...

Que bom! vc ganhou um banho grátis de manhã :D

Luciana disse...

Essa foi, definitivamente, uma etapa de grande emoções e histórias para contar!!! Que o tempo "refresque" um pouquinho amanhã. Buen Camino!!! Luciana

"Drª" Nathy disse...

Estou acompanhando a jornada de vcs e confesso que esse post me tirou algumas risadas...estou mega curiosa para ver as fotos! O.O
Como eu queria que aqui tb tivesse essa hora da ciesta...aiaiai...
*sim, eu estou com sono!

amelia disse...

filho; que voces possam seguir o caminho com alegria entuseasmo acomteca o que acontecer que jesus e maria os abençõe estamos com saudades.

andre disse...

mano; estou com muintas saldades to comtando os dias pra voce voutar faltam 38 dias ate logo.

Luciano disse...

Ummm Hora da ciesta gostei ...